O chá de dente de leão é obtido a partir da planta Taraxacum officinale Weber. Sua ação principal ocorre sobre o sistema digestivo e hepático, onde atua combatendo a indigestão e auxiliando no combate de problemas no fígado.
Nome popular: dente de leão, Taraxaco, alface de cão, dente de leão dos jardins, salada de toupeira, alface de coco, coroa de monge, frango, quartilho, amor dos homens e chicória Louca
Indicações e Ação Farmacológica: O chá de dente de leão possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial a taraxacina, a qual é responsável por estimular a digestão e a secreção gástrica. Planta medicinal digestiva, diurética e hepatoprotetora, o dente de leão quando bebido na forma de chá atua estimulando a secreção biliar e estomacal, as quais são essenciais para o processo de digestão efetivo. Promove além disso a ação diurética e hepatoprotetora, auxiliando no combate aos distúrbios hepáticos. Contraindicações: N/A. Modo de Preparo: Coloque 1 colher (sopa) de erva para cada ½ litro de água. Adicione a água aquecida sobre a erva e deixe por 5 a 10 minutos. Então é só coar e beber. Simples assim!