Em uma época em que a preocupação com a saúde está em alta e a diversidade de alimentos oferecidos está cada vez maior, falar de alimentos integrais e orgânicos tem virado cada vez mais comum. Porém, muitas vezes, os consumidores não têm realmente uma boa noção dos significados desses termos e acabam sendo facilmente enrolados por vendedores de lojas. Hoje, ensinaremos as grandes diferenças entre esses produtos e seus benefícios.
Alimentos Naturais
Antes de falarmos sobre a diferença entre alimentos integrais e orgânicos, comecemos falando de alimentos naturais. Esse termo, que muitas vezes é confundido com orgânico, se refere a produtos que passam diretamente da natureza à mesa do consumidor, sem industrializações.
Os produtos naturais não necessariamente são livres de aditivos químicos e não possuem nenhum tipo de supervisão legal, por conta disso, podem acabar sendo inseguros para o consumo.
Um alimento marcado como natural tende a ter menos conservantes, mas como não há indicação oficial sobre as características dessa nomenclatura, não podemos ter certeza. Ainda assim, costumam ser mais saudáveis que os alimentos convencionais pois não possuem nenhuma intervenção humana e mantém seus nutrientes de forma natural – vale também dizer que são muito importantes quando trata-se de alimentos sem glúten.
Alimentos Orgânicos
Os alimentos orgânicos são produtos vindos de matérias-primas completamente livres de químicos. Agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados e semelhantes não fazem parte do processo de cultivo e sua plantação não causa dano aos animais, meio ambiente ou consumidores. Legumes, frutas e verduras são alguns exemplos.
Além disso, para um produto ser certificado como orgânico, é realizada uma rigorosa fiscalização pelo Ministério da Agricultura e associados, que engloba diversos pontos, como:
1. 95% dos ingredientes em sua composição necessitam serem oriundos do cultivo orgânico;
2. As normas de embalagem, produção, rotulagem e distribuição devem seguir a lei número 10.831 de 23 de dezembro de 2003;
3. Devem obter selos certificadores pelas organizações fiscalizadoras;
Visto isso, entendemos que alimentos orgânicos também podem ser alimentos naturais, porém, não necessariamente o são, e vice e versa. Produtos naturais podem sofrer influências químicas e produtos orgânicos podem ser processados, entre outras características, separando as categorias dos alimentos.
Os produtos orgânicos beneficiam o meio ambiente, uma vez que os químicos contaminam rios, solo e destroem habitats de animais. Já para os humanos, como existem alguns produtos apresentando maiores taxas de vitaminas C e proteínas, e por não possuírem elementos adicionais, que causam doenças como Parkinson e problemas respiratórios. Como bônus, esse tipo de agricultura sustenta uma comunidade de agricultores menores e apoia a economia local, fora o fato de produzir alimentos muito mais saborosos.
Alimentos Integrais
Já os alimentos integrais são aqueles produzidos sem passar por nenhum tipo de processamento ou refinamento, preservando as características iniciais e não havendo transformação.
Durante o processamento, diversas vitaminas, minerais e fibras são perdidas, tornando a comida menos nutritiva. Como os produtos integrais não passam por isso, são muito mais completos e saudáveis. Uma vez que também não possuem aditivos de açúcares e sais desnecessários que são prejudiciais à saúde e podem ocasionar doenças como obesidade e pressão arterial acima do normal.
Eles também possuem maior quantidade de fibras solúveis, o que ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a saciedade, e ainda são mais ricos em vitaminas, principalmente do complexo B, por terem seus grãos intactos.
Costumam possuir taxas de agrotóxicos mais baixas que os alimentos tradicionais e são originados principalmente de cereais e grãos, como arroz e trigo, formando derivados como pães e farinha.
Produtos Orgânicos X Produtos Integrais
Assim como os alimentos orgânicos e naturais, os produtos integrais podem ser orgânicos ou não. Por serem filosofias muito próximas, a confusão fica na cabeça do consumidor, mas algumas diferenças são claras:
1. O produto integral não passa por nenhum refinamento, o que preserva a casca e faz com que mantenha suas propriedades;
2. O produto orgânico é obtido por cultivo sustentável, podendo produzir uma quantidade maior de nutrientes como autoproteção para sobreviver às pragas;
3. O produto integral, em sua maioria, possui maior quantidade de fibras e vitaminas;
4. O produto orgânico não possui nenhum tipo de agrotóxico;
5. O produto integral é mais barato por conta da sua forma de produção;
6. O produto orgânico é certificado e assegurado de sua qualidade;
Agora que já percebeu melhor algumas diferenças, você deve estar se perguntando: quando consumi-los?
Por não serem afetados quimicamente, alimentos orgânicos não possuem agentes liberadores de radicais livres prejudiciais à saúde. Então, se está atrás de uma pele mais saudável, quiser diminuir o risco de doenças e evitar o envelhecimento, melhor optar por eles.
Os alimentos integrais, por possuírem alto teor de fibras e nutrientes originais, são a escolha perfeita se seu objetivo for melhorar seu trato gastrointestinal, se quiser diminuir o colesterol no sangue, ou se apenas quiser uma vida mais saudável.
É sempre importante lembrar de estar atento a procedência dos alimentos, ler os rótulos e ter muito cuidado com a higienização, principalmente de orgânicos.
Compre Online
Finalmente, após perceber as particularidades dos alimentos, fica clara a importância de se manter uma dieta balanceada entre produtos orgânicos e integrais para maiores benefícios da saúde em geral.
Agora que você já entendeu as diferenças dos tipos de produtos, que tal ir às compras e montar a melhor combinação de alimentos naturais para você e sua família? Confira os produtos vendidos pela loja online da Homeofórmula e tenha uma vida saudável, através de uma alimentação de qualidade! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa nutricionista através do formulário!
________________________________________________________________________________
A Homeofórmula está localizada em Santos/SP e atua como farmácia de manipulação e empório com produtos naturais, produtos sem glúten, produtos sem lactose e suplementos alimentares. Acesse a loja e aproveite as promoções, além de enviar a sua receita para manipulação de medicamentos.