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Virei vegano. E agora?

02 de abril de 2019

Quem são os veganos?

Vegano é quem adere ao veganismo, um movimento a respeito dos direitos dos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e tudo que está ao seu alcance e que envolva sofrimento animal, é retirado da sua rotina. O que significa a exclusão do consumo de todos os tipos de animais seja na alimentação, no vestuário, no entretenimento e etc.

Virei vegano. O que posso comer?

Os veganos podem comer qualquer tipo de produto de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros. Qualquer tipo de produto que seja de origem animal está excluído da dieta vegana, como peixes, carnes, aves, crustáceos, leite, ovos, mel e etc.

Entre alguns dos principais alimentos veganos, que são ricos em proteínas e bastante consumidos são: batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua, lentilha, grão-de-bico, chia, pistache, couve, aspargos e goiaba.

Preciso de suplementação?

O adepto da dieta vegana deve estar atento quanto ao consumo adequado de vitaminas e minerais, presentes principalmente em produtos de origem animal, principalmente em carnes e ovos, e uma vez que estes alimentos serão totalmente retirados da dieta talvez seja necessário lançar mão do uso de suplementação em especial da vitamina B12 presente em maior quantidade nas carnes vermelhas. É possível obter todos os nutrientes que o corpo precisa com uma dieta vegana, mas o planejamento é fundamental, pois os veganos que não controlam bem a dieta podem sentir falta de nutrientes importantes como cálcio, ferro e a vitamina B12 como já mencionada.

Para gestantes, crianças e idosos é indiscutível a necessidade de suplementação da vitamina B12. Outros indivíduos, mesmo que o nível da vitamina esteja normalizado no exame de sangue, podem fazer uso da suplementação como forma de prevenção da carência dessa vitamina, que ocorrerá em algum momento da vida.

Outro nutriente que a dieta vegana pode tornar carente em nosso organismo é o ômega 3, mas não por falta de algum alimento que o forneça, mas pela falta de hábito em consumi-lo. Este ácido graxo é encontrado em abundância em peixes de água fria, mas felizmente também na semente de linhaça, ou seja, a suplementação sintética não é necessária se o indivíduo incorporar a linhaça a sua dieta. O consumo da linhaça deve ser feito especialmente na sua forma de óleo, momento em que o ômega 3 esta mais concentrado. No mínimo uma colher de chá de óleo de linhaça deve ser consumida por adultos e crianças. Caso não seja possível, será necessário a sua suplementação via oral na forma de comprimidos.

Uma vida alimentar consciente, saudável e vegana

Portanto, conclui-se que com uma alimentação diversificada e equilibrada, todos os nutrientes podem ser alcançados na dieta vegana, com exceção da vitamina B12 que precisa de suplementação. A periodicidade de se fazer exames laboratoriais é de suma importância par medir a taxa dos nutrientes em seu organismo, e se necessário procure um nutricionista que lhe prescreverá a dosagem mais adequada da suplementação nutricional.

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