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Farinhas sem glúten, como consumir?

22 de maio de 2019

Glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada.

A ingestão desses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína.

Qual a diferença entre as Farinhas sem Glúten?

Atualmente nos deparamos com uma gama de farinhas desde a tradicional branca até a feita com frutas. Cada tipo tem seu valor nutricional que mais se encaixa na necessidade e restrição de cada pessoa.

Alguns exemplos de farinhas sem glúten, talvez as mais conhecidas sejam farinhas de arroz branco e farinha de amêndoas.

Como utilizar as Farinhas sem Glúten nas receitas?

Farinha de arroz branco contém menos fibras e mais amido que a farinha de arroz integral. Tem sabor neutro e também oferece estrutura, sugando menos água que a integral devido à falta de fibras. Como ela possui mais amido, é interessante sempre ficar atendo para que a preparação não fique empapada, certifique-se de que a quantidade de água não seja exagerada pra que a massa dê conta de absorvê-la.

Farinha de amêndoas é bastante nutritiva, rica em proteína e gorduras, elas oferecem umidade as massas. Não oferecem estrutura, por isso devem ser utilizadas com outras farinhas de estrutura, para não correr o risco do pão ou bolo embatumar.

Para facilitar a vida do consumidor, a indústria já disponibilizou para o mercado a venda de algumas misturas de farinhas para serem utilizadas em preparações como pães e bolos e outras receitas sem glúten, onde a mais comum é a mistura de farinha de arroz, fécula de batata, fécula de mandioca e estabilizante.

É sempre importante lembrar-se da função de cada farinha, por exemplo: Se for preciso substituir por outra farinha base (farinha de aveia, de grão de bico, etc). Apesar de a função ser a mesma, o comportamento da farinha na receita pode mudar, é sempre importante adicionar os líquidos (água, leite, óleo) com cuidado e aos poucos, certificando-se de que a textura da massa ainda crua é a ideal e que sua receita não vai ficar aguada.

Ficou interessado?

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