Muito se fala sobre a importância de bebermos água com frequência. Ainda assim, muita gente esquece-se de tomar a quantidade certa que necessitamos para a saúde, devido à correria do dia a dia. Com isso vamos apresentar algumas dicas, baseado em uma dieta equilibrada, para nos mantermos sempre bem hidratados.
Que quantidade de água tomar por dia?
No primeiro momento devemos entender que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as nossas funções vitais. O ministério da saúde preconiza, que a ingestão diária de água dever ser de 2,5 litros. Dividindo-se essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo fica de um copo por hora (200ml).
“Ao longo do dia perdemos líquido sem perceber (pela transpiração, fezes e urina) o que nos leva a necessidade de repor os líquidos perdidos, não só em dias mais quente como no verão, mas também no inverno e em dias mais secos. Geralmente, calcula-se 35ml de líquido por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2100 ml/dia de líquidos em geral”.
Sintomas e tratamento da desidratação
Os sintomas da desidratação são: Pele seca e inflexível, olhos fundos (nos bebês, moleira afundada), pouca urina e/ou urina amarelo escura, taquicardia.
Existem três níveis de desidratação:
1° Desidratação Leve – Quando o único sintoma é a sede
2° Desidratação Mediana – Pele seca e inflexível, taquicardia, diminuição de peso, aumento da temperatura corporal;
3° Desidratação Grave – Além dos sintomas acima citados, queda de pressão arterial, sensação de perda de consciência eminente, hipertemia, convulsões, choque, e até a morte.
A atenção especial também deve ser com os idosos, que desidratam com mais facilidade. Entre os sinais, destacam-se urinar com mais frequência, tontura e fadiga.
O tratamento para a desidratação depende do nível de desidratação que a pessoa se encontra. Nos casos de desidratação leve, beber água em maior quantidade pode ser suficiente. Já nos casos mais graves, o ideal é que se procure uma ajuda médica.
Dicas da nutricionista
– Procure deixar água em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, ao lado da cama;
– Nas viagens de avião, principalmente em voos mais longos, deve-se redobrar o cuidado com a hidratação, devido à pressurização das cabines;
– E para quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos em líquido é uma boa opção. Na sua refeição incluía alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma excelente forma de consumo de água.
Hidrate-se.
______________________________________________________
A Homeofórmula está localizada em Santos/SP e atua como farmácia de manipulação e empório com produtos naturais, produtos sem glúten, produtos sem lactose e suplementos alimentares. Acesse a loja e aproveite as promoções, além de enviar a sua receita para manipulação de medicamentos.